O CromaID foi desenvolvido especialmente para acompanhar em tempo real o comportamento do padrão de entrega de combustíveis. É um acessório do SmartProbe, localizado na parte inferior da sonda, em altura acima do pescador do tanque.

O CromaID consiste em um equipamento que encaminha feixes de luz (espectro visível e invisível) que atravessam o combustível e efetua uma análise do resultado da absorção de luz, através de sensores especiais. Para cada tipo de combustível (Etanol,Gasolina ou Diesel) cada espectro de luz é absorvido de forma diferente, ou seja, cada produto possui uma identidade de absorção distinta.

Cada tipo de combustível (tanto hidrocarbonetos como etanóis) possui um espectro de absorção de luz distinto, sendo que cada produto por sua característica específica, possui uma “impressão digital” em relação a sua absorção de luz.

O CromaID avalia continuamente o comportamento desta absorção, monitorando as variações que podem sinalizar como uma alteração de composição de produto. Pequenas variações podem gerar indicativos altos em função da mistura final.

Esta ferramenta de avaliação associada a medição volumétrica de tanques pode contribuir enormemente para o controle e qualidade de combustível.

Funcionamento

Para uma análise mais precisa, o CROMAID avalia as primeiras descargas de forma automática. Este “aprendizado” define os parâmetros de avaliação a que o produto será submetido. Estes parâmetros correspondem às variações dos combustíveis inerentes a sua fabricação e são incorporados aos limites tolerados pelo sistema.

Combustíveis com marcação colorimétrica são mais eficientes por sua característica inerente de padronização e produzem menores variações em situação normal e, mesmo sem marcação, os combustíveis possuem um padrão definido em cada distribuidora. As tolerâncias observadas são classificadas conforme sua intensidade e são apresentadas nas telas de Monitoramento.

 

Da mesma forma o usuário pode associar alertas SMS para serem enviados em caso de alterção de padrão. Os padrões analisados, quando ultrapassam a faixa de normalidade são definidos como alteração LEVE, MODERADA ou GRAVE.

 

Na figura abaixo, observa-se o comportamento de cada um dos canhões do CromaID. As linhas verticais indicam a ocorrência de descarga. Especificamente neste tanque ocorreram 4 descargas. Este comportamento ocorreu em um tanque de Gasolina Comum que antes da descarga continha uma mistura de 20% de Etanol. Neste dia houve alteração legal da mistura de Etanol, passando para uma nova proporção de 25%.

Observe a reação de cada um dos canhões em função do aumento de 5% de Etanol na Gasolina. Cada canhão passou a operar em outro patamar com diferentes impactos, identificando uma significativa alteração de produto. O CromaID analisa a variação integrada dos cinco canhões para informar o usuário da alteração.