O Supervisor é um medidor de tanques que opera como uma Central de Informações, gerenciando a operação de todos os equipamentos, executando a medição de volumes (medição de tanques de combustível), monitoramento ambiental e também realizando a interface com outras automações, tais como Concentradores de Bomba, Sistemas de Gestão, etc. De concepção robusta, possui alta capacidade de processamento e sistema operacional embarcado, possuindo capacidade de personalização e suporte remoto.
Permite uma ampla gama de conexões: conexão a uma rede local, conexão com a internet, (linhas dedicadas ADSL, Cable Modem ou 3G), distribuindo as informações e garantindo a total eficiência dos diversos equipamentos interligados em qualquer lugar de instalação. Graças a este recurso, novos sistemas e interfaces podem ser interligados sem a necessidade de aquisição de outros equipamentos, garantindo a evolução e incremento de funcionalidade sem a troca convencional de painéis de controle extremamente caros.
O Supervisor é o principal elemento constituinte do S2 System, administrando as tampas, sondas e sensores e dispositivos externos, constituindo-se em um completo sistema Medidor Volumétrico de Combustíveis.
Possui a capacidade de suprir alimentação (possui baterias internas para No-Break) e acesso de comunicação no padrão RS 485 através de barreiras de segurança, em atendimento às normas internacionais de segurança intrínseca.
O Supervisor possui as seguintes características principais:
- Capacidade de abrigar até Oito Barreiras triplas que suportam até 24 dispositivos distintos (SmartProbe, SmartSeal ou MuxLiq), concentrados num único gabinete;
- A fonte de alimentação chaveada e Full-Range, ou seja, opera sem restrições em qualquer tensão AC entre 90 e 250V;
- Placa base com recursos adicionais, esses recursos permitem maior controle do sistema como um todo.
Em vários pontos do gabinete, (lateral, fundo e parte inferior) existem recortes em círculo para facilitar a entrada de cabos.
Os recortes existentes no gabinete permitem que se possam organizar os cabos dentro do gabinete, simplesmente retirando a chapa (para efetuar a passagem do cabo proveniente do campo para o sistema).
Internamente, o Supervisor divide-se em 6 blocos principais:
- Microcomputador Industrial: Sistema PC com Sistema Operacional Embarcado e softwares pré-instalados, que gerenciam todos os elementos do S2 System: SmartProbe, SmartSeal, MuxLiq, SmartConsole e autmação externa;
- Fonte de Alimentação com No-break incorporado: Gera as tensões necessárias para a alimentação de todos os dispositivos internos do Supervisor e também para as barreiras de proteção intrínseca, além de incorporar um No-break, que mantém o sistema ligado ininterruptamente por determinado tempo mesmo em caso de falta de energia AC;
- Conexões externas RS 232 e RS 485: Para comunicação do microcomputador com a SmartConsole e os demais dispositivos;
- Conversor de Tensão: Circuito que gera tensões de alimentação (12VDC e 5VDC) para o microcomputador do Supervisor;
- Barreiras de Segurança Intrínseca: Circuitos que fornecem a alimentação e possibilitam a comunicação do Supervisor e da SmartConsole com os demais dispositivos instalados em áreas classificadas. A barreira atende a especificações necessárias para operação segura do sistema em conformidade com normas internacionais;
- Placa Base do Sistema SB: Executa todo o controle das comunicações entre os diversos dispositivos conectados nas barreiras, o supervisor e as SmartConsoles, além de prover diagnósticos e sinalização local de comunicação e energia.
Operação em ModBus
O supervisor pode operar também com uma Interface ModBus, de forma a realizar o monitoramento ambiental e medição de tanques que podem estar distribuídos em uma planta de armazenamento de combustíveis. Pode operar tanto através de protocolo Modbus RTU (Ethernet) como em protocolo ModBus IP. É indicado para sistemas que já operam com BMS (Bulding Management Systems) ou CLP's (Controlador Lógico programável) e que necessitem de monitoramento de sensores ambientais ou medição de tanques em área classificada.
Operação no Safety System
As informações sobre o Supervisor são facilmente obtidas através de uma tela especialmente definida para apresentação das diversas informações. Com isso, todos os dispositivos associados são monitorados, apresentando de forma clara e concisa os valores de alimentação, estado dos relés e condição das baterias.
Especificações Técnicas
Dimensões
|
Interno ao Smart Box
|
Peso Líq.
|
10 kg
|
Temperatura de Operação
|
0 a 40 °C (32 a 104 °F)
|
Umidade
|
90% (Máximo) Não Condensante
|
Local de Instalação
|
Área Interna Protegida
|
Requisitos de Alimentação
|
110V ou 220V AC
|
Rede Local
|
10/100 MBits/s (para versão ADSL)
|
Modem Externo
|
Padrão V90 ou superior (para versão Dial-Up)
|
Comunicação
|
RS 232 / RS 485 / USB / Ethernet
|