Aferição Controlada

A Aferição Controlada consiste em um recurso exclusivo do Software Premium para auxiliar e registrar todas as operações de aferição realizadas no Posto. Este mecanismo de controle e registro previne uma série de desvios de combustível que são atribuídos a uma aferição manual, já que o produto retirado das bombas ao bujão aferidor, nem sempre retorna aos tanques.

A Aferição Controlada é acionada pela console (ou pela tela) e orienta o operador responsável pela aferição sendo registradas as operações para futura exibição em relatório correspondente (Relatório de Aferição). Para realização de aferição controlada, o sistema coloca a Sonda em modo de leitura fino, ou seja, permite avaliar as mínimas variações de produto dentro do tanque. Lembre-se que ainda poderão existir imprecisões associadas a movimentações de combustível no tanque e dimensões do tanque. Também deverá existir um concentrador de bombas operando e integrado ao Supervisor.

Principio da Aferição Controlada

Para que o sistema possa acompanhar e verificar se a operação de operação está correta, deve existir uma seleção do operador de qual bico deve ser aferido. Esta seleção pode ser feita na Console ou diretamente na tela do sistema. Da mesma forma, o operador deve informar que encerrou o procedimento de aferição. Dessa forma o sistema avalia entre o momento de início e fim, as operações realizadas e validando a aferição e retorno do produto no tanque.

O mesmo bico pode ser aferido várias vezes (por exemplo, uma aferição para vazão baixa, uma para vazão alta e outra para conferência) sem necessidade de informar ao sistema antecipadamente como deverá ser feita. O próprio relatório informará quantas aferições foram realizadas entre o período de início e fim.

Aferidor e Bico 01

Condições de Operação

Para que a Aferição Controlada seja corretamente aplicada, alguns procedimentos devem ser adotados:

  • Tanques devidamente Arqueados

Os tanques deverão estar corretamente arqueados (deverão ter as suas medidas reais lançadas no cadastro de tanques). Verifique através do LMC se os valores sobras/perdas estão dentre de valor inferior a 0,3%. Caso o tanque não esteja arqueado, os valores poderão estar distorcidos e o valor obtido pelo sistema para comparação estará errado.

  • Sondas Calibradas

As sondas são calibradas automaticamente durante o seu uso. Para a aferição controlada deve ser garantido que a excursão do flutuador foi suficiente para que haja uma auto-calibração. O ideal é que o flutuador passe duas vezes pela zona de medição.

  • Não poderá haver venda no tanque no início da aferição

Como um tanque pode possuir vários bicos de venda, é fundamental que não exista venda nos demais bicos no instante de inicio. O sistema aguarda que todos os bicos que estão relacionados ao tanque do bico a ser aferido devem estar livres. Uma mensagem informativa ao operador é apresentada caso exista um bico em operação que possa impedir a aferição.

  • Cadastro Correto de Bicos x Bombas x Tanques

O Sistema utiliza o cadastro de Bicos x Bombas x Tanques para avaliar o bico, bloqueio dos demais e aumentar a sensibilidade da Sonda do tanque na qual o bujão aferidor seja devolvido.
Um erro neste cadastro impossibilitará a verificação da aferição.

  • Finalizar sempre a Aferição

O Sistema aguarda um tempo longo (30 minutos) para que o processo de aferição de cada bico seja completado. Após a devolução no tanque, deve informar o sistema que a aferição foi concluída. Não finalizar ou realizar saída de produto durante o intervalo em que o sistema esta processando a aferição pode provocar erro.

  • Finalização da Aferição com Bico Vendendo

Quando solicitado a finalização da Aferição, o sistema verifica automaticamente se existe um bico (do total de bicos do tanque) vendendo. Caso exista, o sistema solicita a espera para que o Bico encerre a venda e então permitir encerra o processo de aferição.

  • Aferição em Tanques de Diesel com Filtros

A aferição em tanques de Diesel com filtros acoplados pode possuir grandes desvios. Pelo fato do tanque de Diesel ter um Filtro que não esta sendo monitorados, eventuais retornos de produto do filtro (devido a válvulas defeituosas) ou retiradas de produto pela bomba do filtro não são contabilizados, gerando um erro na aferição.

Relatório Detalhado

image004

A lista é classificada por sequencia de aferição no tempo:

Hora Inicial: Apresenta a hora quando o usuário determinou o inicio da Aferição do Bico

Hora Final: Apresenta a Hora que encerrou a aferição do Bico

Bico: Numero do Bico Aferido

Tanque: Número do tanque em que deve ser retornado o produto

Resultado: Informação sobre a análise do sistema sobre a aferição realizada

Volume Aferido: Apresenta o total de litros utilizado durante o período de Aferição (normalmente 20 litros para Baixa Vazão e 20 Litros para Alta vazão)

Litros*: Indica o total vendido pelo bico desde a última aferição realizada. Esta informação pode ser utilizada para avaliar se o desvio em mililitros apontado no bujão aferidor foi provocado após pouco volume dispensado e realizar a manutenção preventiva do bico.

Relatório Agrupado Por Bico

image006
Este relatório permite a análise dos desvios encontrados em cada bico. Os valores de desvios encontrados na aferição devem ser digitados diretamente no sistema para que sejam apresentados no relatório.

Relatório Agrupado por Produto

image008
O relatório agrupado por produto permite a análise especifica do retorno de volume em tanques de produtos diferentes.

Os possíveis resultados apresentados no relatório são:

  • Aferição Cancelada

Indica que no processo de aferição o bico em questão não foi aferido. Isto pode ocorrer caso o usuário cancele manualmente a operação ou porque expirou o tempo de 30 minutos para aferição do bico e neste caso ocorre um cancelamento automático.

  • Retornado Volume Aferido

Indica que o sistema concluiu que retornou o volume próximo do esperado.

  • Volume Retornado Abaixo do Aferido

Indica que o sistema verificou que houve um desvio na operação de aferição e concluiu que o volume retornado foi abaixo do esperado

  • Volume Retornado Acima do Aferido

Indica que o sistema verificou que houve um desvio na operação de aferição e concluiu que o volume retornado foi acima do esperado

  • Abastecimento não Encontrado

Indica que no processo de aferição não foi encontrado nenhum registro de abastecimento no bico, não sendo possível validar a Aferição. Isto pode ocorrer caso o concentrador de bombas não estiver conectado no momento da aferição, ou caso a aferição foi encerrada (de forma manual na console ou através da expiração do limite de tempo) sem nenhum abastecimento.

  • Abastecimento Inesperado no Bico Aferido

Indica que o abastecimento detectado no processo de aferição não é compatível com o padrão de 20 litros.

Produtos S2 System

Produtos Linha Mini S2

Produtos Linha Ecologic