Lógica Programável

Além de todos os recursos de medição de tanques e sensoriamento ambiental, o S2 System pode ser transformado em um sistema completo de controle para plantas industriais onde se torna necessária uma lógica especifica de controle baseada nas informações de medição.

Aplicações

Em determinadas plantas, é requisito fundamental o controle de bombeamento e filtragem que devem operar mediante certas condições de Controle. Operações como enchimento de tanque pulmão, diálise de Diesel, etc. exigem a medição de tanques de forma contínua para sejam integradas e controladas por um CLP (Controlador Lógico Programável) ou por um sistema Supervisório (SCADA, BMS) para que possa efetuar estas operações de forma automática e segura.
Em plantas que não possuem sistema supervisório, o Módulo LPS (Lógica Programável S2) permite que seja dispensado o uso de equipamentos padrão CLP e a necessidade de contratação de equipes dispendiosas para programação em linguagem Ladder nestes sistemas.

Módulo LPS

O módulo LPS é composto de placas especiais que efetuarão o controle das saídas necessários para a realização da lógica de controle da planta totalmente integrada na interface do S2 System. Este módulo é composto de placa IBOX, responsável pelo gerenciamento de até quatro dispositivos de saída (DIGIOUT de 8 portas) totalizando a possibilidade de interface de até 32 portas de saída para controle de dispositivos (motores, válvulas, etc.). Para maiores informações , veja o detalhamento sobre a IBOX e DIGIOUT.

Forma de Ligação

S2 System Módulo LPS

Princípio da Operação

Com a instalação das placas para controle dos dispositivos, pode se definir a lógica de controle através de equações lógicas de forma intuitiva, utilizando operadores matemáticos conhecidos como _AND_ _OR_ _NOT_.
A interface visual permite o agrupamento da lógica com parênteses, fazendo com que as expressões sejam inseridas de forma intuitiva conforme a lógica pretendida.

Exemplo de Lógica de Controle

Veja como a expressão para operar o enchimento de tanque pulmão em um sistema com três tanques, duas válvulas solenoides e uma bomba ficam extremamente simples:

Sendo:
VALV1 e VALV2 as saídas correspondentes ao acionamento das válvulas solenoide para controle do Tanque 1 e Tanque 2 respectivamente.
BOMBA corresponde a saída correspondente ao motor de acionamento da Bomba de transferência de produto para o Tanque Pulmão.
NIVELBAIXO_TQ1, NIVELALTO_TQ1, NIVELBAIXO_TQ2 e NIVELALTO_TQ2 correspondem as variáveis referentes aos níveis baixo e alto definidos para o Tanque 1 e Tanque 2, com medição pelo SmartProbe.

image003

Observe que com apenas três expressões matemáticas básicas, toda a lógica de controle de enchimento dos Tanques é feita de forma simples e segura, sem necessidade de conhecimento de lógica de programação de CLP's e sistemas Editores.

Produtos S2 System

Produtos Linha Mini S2

Produtos Linha Ecologic