Medidor de Tanques Supervisor

O Supervisor é um medidor de tanques que opera como uma Central de Informações, gerenciando a operação de todos os equipamentos, executando a medição de volumes (medição de tanques de combustível), monitoramento ambiental e também realizando a interface com outras automações, tais como Concentradores de Bomba, Sistemas de Gestão, etc. De concepção robusta, possui alta capacidade de processamento e sistema operacional embarcado, possuindo capacidade de personalização e suporte remoto.

Permite uma ampla gama de conexões: conexão a uma rede local, conexão com a internet, (linhas dedicadas ADSL, Cable Modem ou 3G), distribuindo as informações e garantindo a total eficiência dos diversos equipamentos interligados em qualquer lugar de instalação. Graças a este recurso, novos sistemas e interfaces podem ser interligados sem a necessidade de aquisição de outros equipamentos, garantindo a evolução e incremento de funcionalidade sem a troca convencional de painéis de controle extremamente caros.

O Supervisor é o principal elemento constituinte do S2 System, administrando as tampas, sondas e sensores e dispositivos externos, constituindo-se em um completo sistema Medidor Volumétrico de Combustíveis.

Possui a capacidade de suprir alimentação (possui baterias internas para No-Break) e acesso de comunicação no padrão RS 485 através de barreiras de segurança, em atendimento às normas internacionais de segurança intrínseca.

O Supervisor possui as seguintes características principais:

  • Capacidade de abrigar até Oito Barreiras triplas que suportam até 24 dispositivos distintos (SmartProbe, SmartSeal ou MuxLiq), concentrados num único gabinete;
  • A fonte de alimentação chaveada e Full-Range, ou seja, opera sem restrições em qualquer tensão AC entre 90 e 250V;
  • Placa base com recursos adicionais, esses recursos permitem maior controle do sistema como um todo.

Em vários pontos do gabinete, (lateral, fundo e parte inferior) existem recortes em círculo para facilitar a entrada de cabos.

Os recortes existentes no gabinete permitem que se possam organizar os cabos dentro do gabinete, simplesmente retirando a chapa (para efetuar a passagem do cabo proveniente do campo para o sistema).

Internamente, o Supervisor divide-se em 6 blocos principais:

  1. Microcomputador Industrial: Sistema PC com Sistema Operacional Embarcado e softwares pré-instalados, que gerenciam todos os elementos do S2 System: SmartProbe, SmartSeal, MuxLiq, SmartConsole e autmação externa;
  2. Fonte de Alimentação com No-break incorporado: Gera as tensões necessárias para a alimentação de todos os dispositivos internos do Supervisor e também para as barreiras de proteção intrínseca, além de incorporar um No-break, que mantém o sistema ligado ininterruptamente por determinado tempo mesmo em caso de falta de energia AC;
  3. Conexões externas RS 232 e RS 485: Para comunicação do microcomputador com a SmartConsole e os demais dispositivos;
  4. Conversor de Tensão: Circuito que gera tensões de alimentação (12VDC e 5VDC) para o microcomputador do Supervisor;
  5. Barreiras de Segurança Intrínseca: Circuitos que fornecem a alimentação e possibilitam a comunicação do Supervisor e da SmartConsole com os demais dispositivos instalados em áreas classificadas. A barreira atende a especificações necessárias para operação segura do sistema em conformidade com normas internacionais;
  6. Placa Base do Sistema SB: Executa todo o controle das comunicações entre os diversos dispositivos conectados nas barreiras, o supervisor e as SmartConsoles, além de prover diagnósticos e sinalização local de comunicação e energia.

Operação em ModBus

O supervisor pode operar também com uma Interface ModBus, de forma a realizar o monitoramento ambiental e medição de tanques que podem estar distribuídos em uma planta de armazenamento de combustíveis. Pode operar tanto através de protocolo Modbus RTU (Ethernet) como em protocolo ModBus IP. É indicado para sistemas que já operam com BMS (Bulding Management Systems) ou CLP's (Controlador Lógico programável) e que necessitem de monitoramento de sensores ambientais ou medição de tanques em área classificada.

Medidor de Tanques em Operação Modbus

 

Operação no Safety System

As informações sobre o Supervisor são facilmente obtidas através de uma tela especialmente definida para apresentação das diversas informações. Com isso, todos os dispositivos associados são monitorados, apresentando de forma clara e concisa os valores de alimentação, estado dos relés e condição das baterias.

Status do Medidor de Tanques no S2 System

 

Especificações Técnicas

Dimensões
Interno ao Smart Box
Peso Líq.
10 kg
Temperatura de Operação
0 a 40 °C (32 a 104 °F)
Umidade
90% (Máximo) Não Condensante
Local de Instalação
Área Interna Protegida
Requisitos de Alimentação
110V ou 220V AC
Rede Local
10/100 MBits/s (para versão ADSL)
Modem Externo
Padrão V90 ou superior (para versão Dial-Up)
Comunicação
RS 232 / RS 485 / USB / Ethernet

Medidor de Tanques SmartProbe

O SmartProbe consiste em uma sonda de medição de tanques de combustível de construção robusta, e totalmente selada para a segurança da medição, incorporando recursos de verificação de marcadores (CromaID), realização automática de testes de estanqueidade, conversão de temperatura a 20 Graus, além de outros. Com monitoração contínua, informa a tendência de consumo, ponto ideal de consumo, e através do uso da plataforma S2 realiza o preenchimento automático de LMC (Livro de Movimentação de Combustíveis), etc. Construído para operar em tanques de 15.000 litros ou de 30.000 litros, possui resolução de 0,01 mm que permite identificar as mínimas oscilações de produto dentro do tanque.

Os medidores de tanques com tecnologia da RSP possuem um novo conceito de operação e qualidade de informação: Precisão aliada à segurança. Nenhum medidor de tanque do mercado possui estas características e funcionalidades.

A concepção do SmartProbe também contempla auto-calibração automática graças a mecanismos digitais que permitem seu auto-ajuste por software. Com isso, o sistema pode operar e realizar a medição volumétrica dos tanques sem a necessidade de calibrações externas, ou então desvios de medida indesejáveis ao longo do tempo que acabam exigindo a necessidade de outros equipamentos de calibração e alto custo de serviços. Seus sensores de temperatura são totalmente digitais e possuem resolução de 0,0625 °C para garantir a extrema sensibilidade do conjunto.

Medidor de Tanques instalado no Tanque

O SmartProbe, por ser uma sonda com tecnologia ótica, é capaz de realizar a medição de tanques com alta precisão com testes de estanqueidade e medição de volume de água. São construídas em alturas padrão de 1,95 e 2,54 metros para tanques plenos e bi ou tri compartimentados, mas também podem também ser construídas em tamanhos especiais sob consulta.

A leitura é feita através de um feixe ótico que realiza o rastreamento do nível do produto no tanque de combustível. A tecnologia ótica possibilita leituras precisas mesmo em ambientes de alta vibração, o que representa o registro de descargas muito mais precisas. O controle e o rastreamento do flutuador é feito por um processador localizado na cabeça da sonda. Para conversão a 20ºC, possui 8 sensores de temperatura distribuídos ao longo da sonda.

Possui o recurso exclusivo para leitura local de dois sensores. Assim, o monitoramento do Sump e do Interstício são resolvidos localmente.

Outro recurso exclusivo é a leitura de padrão de comportamento do produto denominado CromaID. O CromaID efetua a leitura da curva de absorção de luz no espectro luminoso, informando nas telas de monitoramento o padrão analisado de cada descarga, operando como equipamento.

Medidor de Alteração de Combustível

O SmartProbe é instalado no sump central até o fundo do tanque, na abertura de quatro polegadas. Para um sistema com concentrador de bombas integrado, permite que seja feita a venda durante uma descarga, pois realiza a leitura automatica dos abastecimentos realizados compensando o volume automaticamente.

Medidor de Tanques

A Sonda Smart Probe possui um design exclusivo que mantém os flutuadores protegidos para proteção contra fraude. Foi especialmente desenvolvida para ser um dispositivo de prevenção que impede a violação das medições. Opcionalmente, a unidade pode ser oferecida com protocolo de desafio (para operações seguras) no sentido a evitar utilização indevida das informações.

Medidor de Tanques em Corte

Operação no Safety System

As telas apresentam com detalhes todas as informações dos tanques monitoradas pela Sonda SmartProbe. Várias informações sobre nível, temperatura e status podem ser visualizadas de forma fácil e intuitiva. Para sondas com CromaID, uma pequena janela mostrando o padrão de comportamento do combustível é mostrado, informando se o combustível possui ou não alteração.

Medidor de Tanques no S2 System

Telas apresentam o perfil de comportamento do tanque, armazenando as informações continuamente.Ferramentas de análise (como zoom e alteração de escala) estão disponíveis para que o operador possa realizar uma auditoria completa do comportamento do tanque.

Medidor de Tanques - Gráficos

Especificações Técnicas

Dimensões: geratriz 1910 mm
70 mm (Diâmetro) x 2255 mm (Altura)
Peso Líq.
5,9 kg
Dimensões: geratriz 2549 mm
70 mm (Diâmetro) x 2320 mm (Altura)
Peso Líq.
7,0 kg
Temperatura de Operação
0 a 50 °C (32 a 122 °F)
Umidade
Imersa no Tanque
Local de Instalação
Sump de Tanque
Requisitos de Alimentação
12 VDC 100 mA via Barreira de Segurança
Aprovações / Certificados
CEPEL
Comunicação
RS 485

O CromaID foi desenvolvido especialmente para acompanhar em tempo real o comportamento do padrão de entrega de combustíveis. É um acessório do SmartProbe, localizado na parte inferior da sonda, em altura acima do pescador do tanque.

O CromaID consiste em um equipamento que encaminha feixes de luz (espectro visível e invisível) que atravessam o combustível e efetua uma análise do resultado da absorção de luz, através de sensores especiais. Para cada tipo de combustível (Etanol,Gasolina ou Diesel) cada espectro de luz é absorvido de forma diferente, ou seja, cada produto possui uma identidade de absorção distinta.

Cada tipo de combustível (tanto hidrocarbonetos como etanóis) possui um espectro de absorção de luz distinto, sendo que cada produto por sua característica específica, possui uma “impressão digital” em relação a sua absorção de luz.

O CromaID avalia continuamente o comportamento desta absorção, monitorando as variações que podem sinalizar como uma alteração de composição de produto. Pequenas variações podem gerar indicativos altos em função da mistura final.

Esta ferramenta de avaliação de padrão associada a medição volumétrica de tanques pode contribuir enormemente para o controle de qualidade de combustível através da análise da compatibilidade dos produtos existentes nos tanques.

Funcionamento

Para uma análise mais precisa, o CROMAID avalia as primeiras descargas de forma automática. Este “aprendizado” define os parâmetros de avaliação a que o produto será submetido. Estes parâmetros correspondem às variações dos combustíveis inerentes a sua fabricação e são incorporados aos limites tolerados pelo sistema.

Combustíveis com marcação colorimétrica são mais eficientes por sua característica inerente de padronização e produzem menores variações em situação normal e, mesmo sem marcação, os combustíveis possuem um padrão definido em cada distribuidora. As tolerâncias observadas são classificadas conforme sua intensidade e são apresentadas nas telas de Monitoramento.

 

Da mesma forma o usuário pode associar alertas SMS para serem enviados em caso de alterção de padrão. Os padrões analisados, quando ultrapassam a faixa de normalidade são definidos como alteração LEVE, MODERADA ou GRAVE.

 

Na figura abaixo, observa-se o comportamento de cada um dos canhões do CromaID. As linhas verticais indicam a ocorrência de descarga. Especificamente neste tanque ocorreram 4 descargas. Este comportamento ocorreu em um tanque de Gasolina Comum que antes da descarga continha uma mistura de 20% de Etanol. Neste dia houve alteração legal da mistura de Etanol, passando para uma nova proporção de 25%.

Observe a reação de cada um dos canhões em função do aumento de 5% de Etanol na Gasolina. Cada canhão passou a operar em outro patamar com diferentes impactos, identificando uma significativa alteração de produto. O CromaID analisa a variação integrada dos cinco canhões para informar o usuário da alteração.

 

A SmartSeal é um dispositivo inteligente para controle de acesso aos tanques de combustível, executando funções de um Lacre Eletrônico.

Opera em conjunto com o Supervisor ou a Smart Console, realizando as funções de:

  • Destravamento;
  • Travamento;
  • Armazenamento de eventos da operação localmente;
  • Controle das baterias Internas e alimentação;
  • Monitorar os sensores de posição, travamento, violação, baterias, alimentação, etc.
Estas funcionalidades superam as exigências de operação de um lacre eletrônico convencional.

As tampas são especialmente projetadas para proporcionar um controle definitivo de acesso aos tanques, impedindo utilizações não autorizadas e mantendo a integridade de todos os seus tanques. Além disso, possuem integração completa com a medição de tanques, mantendo uma troca de informações com as sondas em tempo real, para apresentar ao operador (motorista) no momento da abertura da tampa o estado atual do enchimento do tanque, para que possa verificar se existira possibilidade de derrame.

Esta indicação ao operador previne a ocorrência de passivos ambientais que podem ser extremamente onerosos.

Realizam todo o processo de destravamento e travamento mediante comando local (ou remoto através da Internet).

Também sinalizam eventuais anomalias através do Supervisor ou Console localmente, e podem encaminhar mensagens de e-mail ou SMS para informar as condições de alertas.

Para total rastreamento e auditagem, todas as operações realizadas na tampa são gravadas em memória de forma segura e criptografada. Estas informações poderão ser acessadas a qualquer instante pelo Supervisor (ou Console) ou inclusive pelo Sistema de Monitoramento.

Cada tampa possui um motor, responsável pelas ações de travamento e destravamento. Os sensores internos monitoram em tempo real o funcionamento e o estado operacional da Tampa: Aberta, Fechada ou desalinhada. Estes estados são avaliados através de um acelerômetro interno de alta precisão. Assim, o usuario consegue estabelecer um rastreamento completo de todas as operações realizadas na tampa. Além disso, cada tampa possui um ID eletronico único, facilitando sua manutenção. Todo o gerenciamento da posição do atuador é monitorado através de sensores que definem a posição exata do atuador.

Outra caracteristica importante são os sensores de violação. Ao ser detectada uma violação externa, a tampa registra internamente a tentativa de violação e reporta aos demais sistemas este evento.

A tampa é facilmente instalada nas bocas de descarga direta e remota pois possui as mesmas dimensões de uma tampa de chão convencional. Cada tampa também suporta localmente dois sensores de interstício, facilitando o cabeamento do posto, não sendo necessário encaminhar os cabos até o escritório. Isto representa uma grande economia em infraestrutura.

Operação no Safety System

A SmartSeal é visualizada nas telas do S2 System e possibilita que o operador realize todas as operações de Travamento e Destravamento, Ativação e Desativação da tampa, Abertura e Fechamento do Selo de bateria e Limpeza de Alarmes.

Da mesma forma, as telas sinalizam quando a tampa está travada apresentando um cadeado ao lado do símbolo da tampa:

Também as telas apresentam o estado atual das tampas (por exemplo, quando estão abertas):

Especificações Técnicas

Dimensões
Ø 400 mm x 75 mm
Peso Líq.
8 kg
Temperatura de Operação
0 a 50 °C (32 a 122 °F)
Umidade
Suporta Intempéries
Local de Instalação
Área Classificada Zona 1
Requisitos de Alimentação
12 VDC 100 mA via Barreira de Segurança
Distância de Curso Motor
15 mm
Aprovações / Certificados
CEPEL
Comunicação
RS 485

A SmartConsole consiste em um acessório inteligente do S2 System, composta basicamente de um teclado de operação e um display de cristal líquido para visualização de informações.

Foi especialmente projetada para ficar disposta em local próprio na pista, permitindo:

  • Visualizar os alarmes de Vazamento;
  • Operar as Tampas (Travamento e Destravamento);
  • Realizar as Medições dos Tanques;
  • Analisar os Eventos do Sistema;
  • Avaliar alarmes.

A Console possui inteligência dedicada e foi projetada para substituir o medidor de tanques em situações especiais, de forma a assumir o sistema em caso de falha de operação do Supervisor. Esta funcionalidade permite que possam ser realizadas algumas funções mesmo sem a operação do Supervisor. Através da SmartConsole, poderão ser acionados comandos locais às Tampas, observar e verificar as operações realizadas em cada uma delas, bem como monitorar o volume de produtos, últimas entregas, entre outros. Todas as informações de abertura, fechamento bem como operações de travamento e destravamento podem ser realizadas diretamente na console, mesmo com o Supervisor fora de serviço.

O display de cristal líquido possui 20 colunas por 4 linhas e o teclado de 16 teclas montadas em um gabinete plástico de alta durabilidade. As teclas possuem retorno táctil e auditivo, para facilidade de operação.

A SmartConsole conecta-se a mesma rede que controla as Tampas e os Sondas, sendo normalmente controlada pelo Supervisor como um dispositivo da rede. Com este tipo de conexão poderão ser colocadas até duas SmartConsoles no Sistema (Console Primária e Console Secundária).

Como a SmartConsole se utiliza apenas da rede 485, não necessita de uma placa de barreira para sua operação, liberando as barreiras para as tampas e as sondas.           

O diagrama a seguir apresenta a forma de conexão das Smart Consoles em um Supervisor.

No caso em que o Supervisor esteja operante, a Smart Console opera como console de pista, totalmente controlada pelo Supervisor. Todos os menus e as funções realizadas pela SmartConsole são definidas pelo Supervisor. Em caso de operação com múltiplas consoles, o Supervisor determinará sempre a console Master que realizará a operação, impedindo operações simultâneas por outras consoles. Em caso de falha de uma das Smart Consoles, a outra poderá executar todos os comandos, sem nenhuma outra operação especial. Novas funcionalidades podem ser acrescentadas à SmartConsole em função da aplicação. Consulte.

Especificações Técnicas

Dimensões
200 mm (Larg.) x 200 mm (Comp.) x 70 mm (Alt.)
Peso Líq.
1 kg
Temperatura de Operação
0 a 50 °C (32 a 122 °F)
Umidade
Caixa com grau de proteção IP65
Local de Instalação
Próximo aos Pontos de Descarga de Combustível
Requisitos de Alimentação
12 VDC@ 100 mA
Comunicação
RS 485

O MuxLiq é um equipamento inteligente e microcontrolado destinado a gerenciar até 8 sensores SmartLiq, operando como um concentrador inteligente de sensores de líquidos. Com a sua utilização, permite a redução de até 7 vezes a metragem dos cabos utilizados em uma instalação convencional. Sua construção robusta e de dimensões reduzidas permite que seja instalado no interior de caixas de passagem existentes. Possui abas laterais que facilita a sua instalação em paredes.

Destinado a racionalizar o monitoramento ambiental, cada MuxLiq ocupa uma posição da barreira do SmartBox e pode suportar 8 (oito) sensores de liquido. Através de configuração local, podem ser definidos os tipos de sensores que serão monitorados: Universais ou Inteligentes.

O MuxLiq pode ser instalado nas caixas de passagem existentes na pista, isto significa que pode também ser usado em área classificada. Preferencialmente deve estar o mais próximo do local dos sensores, de forma a minimizar o uso de cabos ou diretamente no escritório junto às barreiras do Supervisor. Após a conexão de todos os cabos, o equipamento deve ser inserido em um saco plástico e protegido utilizando-se do selante RSP e em seguida deve ser acondicionado na caixa adicional.

Operação no Safety System

A utilização do MuxLiq no Monitoramento Ambiental permite que mais sensores possam ser monitorados com uma redução significativa de custo.

O MuxLiq pode ser acessado através do menu específico do S2 System. A Tela apresenta o monitoramento em tempo real dos estados de cada um dos MuxLiqs existentes na instalação. Na existência de anormalidades, o sistema informa nas telas as ocorrências e pode informar através de um SMS ou e-mail para alertar as equipes de manutenção.

Especificações Técnicas

Dimensões
Interno ao Smart Box
Peso Líq.
10 kg
Temperatura de Operação
0 a 40 °C (32 a 104 °F)
Umidade
90% (Máximo) Não Condensante
Local de Instalação
Área Interna Protegida
Requisitos de Alimentação
110V ou 220V AC
Rede Local
10/100 MBits/s (para versão ADSL)
Modem Externo
Padrão V90 ou superior (para versão Dial-Up)
Comunicação
RS 232 / RS 485 / USB / Ethernet

SmartLiq

Os sensores ambientais são dispositivos que executam o monitoramento contínuo de presença de líquido, sendo instalados em locais próprios para esta proteção e são indispensáveis para a realização legal de Monitoramento Ambiental.

O S2 System possibilita o controle de Sensores de líquidos, incorporado nas sondas de telemetria e tampas de controle de acesso, caracterizando um recurso tecnológico que proporciona monitoração contínua de vazamentos, reduzindo o número de equipamentos para os casos de monitoramento ambiental integrado com telemetria de tanques e com controle de acesso.

Podem ser instalados, por exemplo, no interstício dos tanques que possuem parede dupla. Neste caso, são instalados no poço de monitoramento do tanque. Podem também ser instalados na câmara de contenção do tanque e em outros pontos da pista, como nos sumps de bomba sempre acoplados à uma unidade seladora.

A RSP disponibiliza dois tipos de sensores ambientais: O Sensor Universal e o Sensor Inteligente. Os Sensores Universais identificam dois estados, Normal e Presença de Líquido, enquanto os Sensores Inteligentes identificam além destes dois, também a situação de Curto e Aberto. Em situações de falha na instalação, como uma ruptura ou curto no cabo, por exemplo, a limitação do sensor Universal pode comprometer o monitoramento ambiental. O Sensor Universal informa uma situação falsa e não identifica a situação de falha, enquanto o sensor Inteligente reporta ao sistema perfeitamente o que realmente está ocorrendo.

Operação no Safety System

As informações do SmartLiq podem ser facilmente acessadas através de menu específico, onde é possível ter um visão ampla de todos os sensores, sua posição no posto e informações de seu status: Normal, Presença de Líquido, Curto ou Aberto (os dois últimos apenas para o Sensor Inteligente).

Especificações Técnicas

Dimensões
Ø 37 mm x 97 mm
Peso Líq.
0,6 kg
Temperatura de Operação
0 a 50 °C (32 a 122 °F)
Local de Instalação
Poço de Monitoramento, Sumps, Câmaras de Calçada
Tipo
Universal ou Inteligente
Aprovações / Certificados
CEPEL
Comprimento do Cabo
10 metros
Área de Instalação
Área Classificada

O ProbeRadar consiste em uma sonda de medição de tanques de construção robusta, com tecnologia de medição Radar, baseada no método TDR (Time Domain Reflectometry) que determina o nível através do envio de pulsos de alta frequência e analisando sua reflexão na superfície do produto armazenado no tanque. Utiliza a Constante Dielétrica do produto armazenado para determinar a medição.

É indicada em tanques acima de 3,5 metros de altura e possui duas versões: Uma para tanques de até 12 metros e outra para tanques até 45 metros. Consulte o modelo adequado junto ao departamento técnico da RSP.

Para a instalação da Sonda Radar o tanque deve possuir flange com rosca de ¾ de polegada. Opera em ambiente integrado do S2 System, apresentando visualização gráfica dedicada, pois permite controle de tanques de até 10 milhões de litros de capacidade. Os dados são realizados pelo S2 System em tempo real, para que seja feito o rastreamento do produto dentro do tanque. A medição de volume é feita através de cálculos matemáticos em função da geometria do tanque, inserida na tela de cadastro. Permite a ligação de até 4 sondas em uma mesma fonte de alimentação e sua leitura é feita de modo concomitante com as outras sondas óticas, podendo ser instaladas sondas de tecnologia ótica e tecnologia radar em um mesmo gabinete Supervisor.

Operação no Safety System

As telas apresentam com detalhes todas as informações dos tanques monitoradas pelo Probe radar. Várias informações sobre nível, estoque máximo e status podem ser visualizadas de forma fácil e intuitiva.

Telas apresentam o perfil de comportamento do tanque, armazenando as informações continuamente. Ferramentas de análise (como zoom e alteração de escala) estão disponíveis para que o operador possa realizar uma auditoria completa do comportamento do tanque.

Relatórios

Os relatórios do sistema permitirão a visualização de informação de volumes de tanques menores junto com os tanques verticais de grandes volumes, ajustando automaticamente a unidade de medição, de forma a apresentar em um mesmo relatório, as medidas agrupadas para uma melhor análise conciliada.

Relatório Sintético de Movimentação

 

 

Relatório de Venda pela Sonda

 

Especificações Técnicas

Peso
10 kg
Local de Instalação
Parte Superior de Tanques
Requisitos de Alimentação
90 VAC - 253 VAC
Comunicação
Protocolo HART (4 - 20 mA passivo)
Aprovações / Certificados
ATEX, IEC, Ex, FM, CSA

O Ecologic EC2 foi projetado especialmente para o Monitoramento Ambiental em Postos de Combustíveis, onde monitora os diversos sensores de líquidos distribuídos em uma planta. Os sensores podem estar instalados em poços de monitoramento nos tanques de parede dupla, em sump de bomba, sump de tanque, filtros de diesel e nas diversas câmaras de calçada do posto. É um sistema único de reconhecimento de alarmes de vazamento.

Com o Ecologic é possível realizar as seguintes operações:

  • Verificação de alarmes de vazamento;
  • Reconhecimento de alarmes;
  • Indicação visual e sonora de alarme;
  • Distinção sonora para alarmes novos e alarmes reconhecidos;
  • Indicação da operação dos módulos MuxLiq;
  • Alteração do relógio de tempo real;
  • Visualização dos eventos gerados agrupados por zona;
  • Indicação de data e hora da geração dos alarmes;
  • Configuração do número de MuxLiq pela console;
  • Ligação de uma sirene através de um contato seco indicando alarme;
  • Eventos registrados com estampa de tempo com resolução de segundo;
  • Permite a ligação de uma impressora serial RS232 de 40 colunas para impressão automática da sequência de eventos.

Os menus de operação são fáceis e auto-orientativos, dispensando o uso de guias de atalho ou consulta através de teclas especiais. O menu orientativo permite o acesso rápido a todas as funções oferecidas por qualquer usuário, mesmo que não tenha treinamento para operar. Como possui 3 barreiras de segurança. pode agregar até 3 MuxLiqs, portanto o monitoramento de até 24 sensores (Universais ou Inteligentes).

Eventos

Todas as situações de alarmes (vazamento detectado pelos sensores, situações anormais, etc.) são registradas com estampa de tempo no instante que ocorreram e são denominadas Eventos. Estes registros permitem rastrear o histórico das ocorrências, verificando a seqüência de como os alarmes ocorreram, permitindo uma análise mais detalhada e criteriosa da ocorrência do dano ambiental, permitindo levar as corretas soluções de controle e contenção. O sistema permite o registro deste histórico em uma lista contínua, ou seja o evento mais antigo é substituído pelo evento mais recente, mas sempre mantendo um histórico de 400 eventos por zona controlada.

Para situações onde seja necessário apenas o Monitoramento Ambiental, a Console Ecologic é alternativa ideal. Ela dedica-se exclusivamente ao controle específico de sensores de vazamento, mas pode ser facilmente expandida para um S2 System completo, com a simples adição de módulos, reduzindo consideravelmente os custos de migração.

  • Opção econômica para o Monitoramento Ambiental em Postos de Combustíveis;
  • Opera de forma independente para monitoração exclusiva de sensores de vazamento;
  • Desenvolvido com a mesma plataforma do S2 System, mantém seu investimento no upgrade do Sistema, para que possa evoluir de acordo com as suas necessidades.

A mais avançada tecnologia em monitoramento ambiental pelo menor preço.

Características

  • Display de cristal líquido com 4 linhas de informação retroiluminado;
  • Teclado de membrana resistente à água;
  • Teclas Funcionais de acesso rápido;
  • Atende as leis do CONAMA.

Especificações Técnicas

Dimensões
359 mm (Larg.) x 434 mm (Comp.) x 150 mm (Alt.)
Peso Líq.
1,2 kg
Temperatura de Operação
0 a 50 °C (32 a 122 °F)
Umidade
90% (Máximo) Não Condensante
Local de Instalação
Área Segura e Protegida
Requisitos de Alimentação
110V ou 220V AC - 60 Hz
Aprovações / Certificados
CEPEL
Comunicação
RS 485

O Ecologic MFA foi projetado especialmente para monitorar os diversos sensores de líquidos distribuídos em uma planta de Posto de Serviço, reportando todos os acontecimentos para a Central FATMA (www.monitordevazamento.com.br). Os sensores podem estar instalados em poços de monitoramento nos tanques de parede dupla, em sump de bomba, sump de tanque, filtros de diesel e nas diversas câmaras de calçada do posto. É um sistema único, não pertencente ao pacote S2 System.

Com o Ecologic MFA, é possível realizar as seguintes operações:

  • Verificação de alarmes de vazamento;
  • Reconhecimento de alarmes;
  • Indicação visual e sonora de alarme;
  • Distinção sonora para alarmes novos e alarmes reconhecidos;
  • Indicação da operação dos módulos MuxLiq;
  • Alteração do relógio de tempo real;
  • Visualização dos eventos gerados agrupados por zona;
  • Indicação de data e hora da geração dos alarmes;
  • Configuração do número de MuxLiq pela console;
  • Ligação de uma sirene através de um contato seco indicando alarme;
  • Eventos registrados com estampa de tempo com resolução de segundo;
  • Permite a ligação de uma impressora serial RS232 de 40 colunas para impressão automática da sequência de eventos;
  • Realiza a conexão através de rede Ethernet para envio de status dos sensores de líquido.

Os menus de operação são fácies e auto-orientativos, dispensando o uso de guias de atalho ou consulta através de teclas especiais. O menu orientativo permite o acesso rápido a todas as funções oferecidas por qualquer usuário, mesmo que não tenha treinamento para operar. Pode suportar até 4 Muxliq com capacidade de monitoramento de até 32 sensores (Universais ou Inteligentes).

Eventos

Todas as situações de alarmes (vazamento detectado pelos sensores, situações anormais, etc.) são registradas com estampa de tempo no instante que ocorreram e são denominadas Eventos. Estes registros permitem rastrear o histórico das ocorrências, verificando a seqüência de como os alarmes ocorreram, permitindo uma análise mais detalhada e criteriosa da ocorrência do dano ambiental, permitindo levar as corretas soluções de controle e contenção. O sistema permite o registro deste histórico em uma lista contínua, ou seja o evento mais antigo é substituído pelo evento mais recente, mas sempre mantendo um histórico de 400 eventos por zona controlada.

Para situações onde seja necessário apenas o Monitoramento Ambiental, a Console Ecologic é alternativa ideal. Ela dedica-se exclusivamente ao controle específico de sensores de vazamento, mas pode ser facilmente expandida para um S2 System completo, com a simples adição de módulos, reduzindo consideravelmente os custos de migração.

  • Opção econômica para o Monitoramento Ambiental em Postos de Combustíveis;
  • Opera de forma independente para monitoração exclusiva de sensores de vazamento;
  • Desenvolvido com a mesma plataforma do S2 System, mantém seu investimento no upgrade do Sistema, para que possa evoluir de acordo com as suas necessidades.

A mais avançada tecnologia em monitoramento ambiental pelo menor preço.

Características

  • Display de cristal líquido com 4 linhas de informação retroiluminado;
  • Teclado de membrana resistente à água;
  • Teclas Funcionais de acesso rápido;
  • Atende as leis do CONAMA.

Especificações Técnicas

Dimensões
359 mm (Larg.) x 434 mm (Comp.) x 150 mm (Alt.)
Peso Líq.
1,2 kg
Temperatura de Operação
0 a 50 °C (32 a 122 °F)
Umidade
90% (Máximo) Não Condensante
Local de Instalação
Área Segura e Protegida
Requisitos de Alimentação
110V ou 220V AC - 60 Hz
Aprovações / Certificados
CEPEL
Comunicação
RS 485, rede Ethernet

O Ecologic MDB foi projetado especialmente para monitorar os diversos sensores de líquidos distribuídos em uma planta de armazenamento de combustíveis, reportando todos os acontecimentos através de comunicação via protocolo Modbus RTU (Ethernet). Indicado para sistemas que operam com BMS (Bulding Management Systems) ou CLP's (Controlador Lógico programável) que necessitem de monitoramento de sensores em área classificada. Os sensores podem estar instalados em poços de monitoramento nos tanques de parede dupla, em sump de bomba, sump de tanque, filtros de diesel ou outros pontos de monitoramento. Opera totalmente de forma "Stand-Alone". Através de registros de memória dentro do protocolo Modbus, são fornecidas todas as situações do alarme (Normal, Presença de Líquido, Curto e Aberto). Possui uma saída de contato seco (SPDT) em conector específico para indicação que existem sensores em alarme.

Com o Ecologic MDB, é possível realizar as seguintes operações:

  • Verificação de alarmes de vazamento;
  • Reconhecimento de alarmes;
  • Indicação visual e sonora de alarme;
  • Distinção sonora para alarmes novos e alarmes reconhecidos;
  • Indicação da operação dos módulos MuxLiq;
  • Alteração do relógio de tempo real;
  • Visualização dos eventos gerados agrupados por zona;
  • Indicação de data e hora da geração dos alarmes;
  • Configuração do número de MuxLiq pela console;
  • Ligação de uma sirene através de um contato seco indicando alarme;
  • Eventos registrados com estampa de tempo com resolução de segundo.

Os menus de operação são fáceis e auto-orientativos, dispensando o uso de guias de atalho ou consulta através de teclas especiais. O menu orientativo permite o acesso rápido a todas as funções oferecidas por qualquer usuário, mesmo que não tenha treinamento para operar. Pode suportar até 6 Muxliq com capacidade de monitoramento de até 48 sensores (Universais ou Inteligentes).

A utilização de protocolo padrão ModBus permite que o Ecologic possa ser gerenciado por um sistema SCADA ou por um CLP que não pode operar em área classificada.

O Ecologic ModBus suporta os comandos de protocolo para leitura dos diversos estados de sensor, além de reportar situações de falha no sensor ( para o caso de utilização de sensores inteligentes) e informar o estado da comunicação com os sensores para que o sistema supervisório possa tomar providências nestas ocorrências.

Eventos

Todas as situações de alarmes (vazamento detectado pelos sensores, situações anormais, etc.) são registradas com estampa de tempo no instante que ocorreram e são denominadas Eventos. Estes registros permitem rastrear o histórico das ocorrências, verificando a seqüência de como os alarmes ocorreram, permitindo uma análise mais detalhada e criteriosa da ocorrência do dano ambiental, permitindo levar as corretas soluções de controle e contenção. O sistema permite o registro deste histórico em uma lista contínua, ou seja o evento mais antigo é substituído pelo evento mais recente, mas sempre mantendo um histórico de 450 eventos por zona controlada.

Para situações onde seja necessário apenas o Monitoramento Ambiental, a Console Ecologic é alternativa ideal. Ela dedica-se exclusivamente ao controle específico de sensores de vazamento, mas pode ser facilmente expandida para um S2 System completo, com a simples adição de módulos, reduzindo consideravelmente os custos de migração.

  • Opção econômica para monitoramento de vazamento;
  • Opera de forma independente para monitoração exclusiva de sensores de vazamento;
  • Desenvolvido com a mesma plataforma do S2 System, mantém seu investimento no upgrade do Sistema, para que possa evoluir de acordo com as suas necessidades.

A mais avançada tecnologia em monitoramento ambiental pelo menor preço.

Características

  • Display de cristal líquido com 4 linhas de informação retroiluminado;
  • Teclado de membrana resistente à água;
  • Teclas Funcionais de acesso rápido;
  • Atende as leis do CONAMA;
  • Transmissão de status dos Sensores através do protocolo Modbus RTU;
  • Dettecção de situações de avalanche de alarmes.

Especificações Técnicas

Dimensões
359 mm (Larg.) x 434 mm (Comp.) x 150 mm (Alt.)
Peso Líq.
1,2 kg
Temperatura de Operação
0 a 50 °C (32 a 122 °F)
Umidade
90% (Máximo) Não Condensante
Local de Instalação
Área Segura e Protegida
Requisitos de Alimentação
110V ou 220V AC - 60 Hz
Aprovações / Certificados
CEPEL
Comunicação
RS 485; Modbus RTU (Ethernet)
Atualização de Firmware
via Bootloader
Modo de Conexão
Server ou Client

O MiniS2 é um equipamento medidor de tanques para medição de volumes e monitoramento ambiental altamente compacto e robusto baseado na plataforma S2 System operando com inteligência totalmente distribuída. Possui um conceito de monitoramento e interface gráfica moderna e diferenciada, incorporando os principais recursos de gerenciamento do S2 System.

Para isto, além de possuir um display de cristal líquido e teclado para visualização local, o MiniS2 dispõe de uma interface de rede local para conexão do aplicativo S2Pilot, que apresenta de forma intuitiva todas as informações de medições e sensoriamento essenciais para o perfeito gerenciamento de uma estação de serviços.

Para a área classificada possui seis barreiras de segurança para a conexão de Sondas SmartProbe para a medição precisa de tanques e módulos MuxLiq para monitoramento ambiental.

Características e Benefícios

  • Possibilidade de Conexão de até seis sondas (que podem suportar até 12 sensores ambientais) ou em conjunto com até dois MuxLiqs (e máximo 4 sondas) para atingir até 24 sensores ambientais.
  • Monitoramento contínuo de volume, detecção de descarga, alarmes de Nível, eventos;
  • Interface totalmente Gráfica;
  • Opera em modo Stand-Alone (sem a necessidade da Interface S2Pilot);
  • Efetua o sincronismo automático das informações contidas no MiniS2 e a base de Dados do S2Pilot;
  • Compatível com a plataforma S2, permite upgrade de forma simples com a substituição da Console pelo Supervisor.

O aplicativo S2 Pilot possui uma base de dados incorporada que permite armazenar as informações em tempo real e exibir relatórios e eventos.

A instalação e montagem são extremamente simples utilizando o suporte metálico (que acompanha o equipamento) e permite que sejam ligados os cabos dos equipamentos associados.

A operação do MiniS2 pode ser realizada através de menus intuitivos no próprio equipamento ou de forma remota através do S2Pilot. Todo o cadastramento das informações é realizado de forma gráfica, simplificando a operação.

Tenha a disposição uma série de relatórios e gráficos apresentados em tempo real sobre o real estado da medição de tanques e alarmes de monitoramento ambiental.

Especificações Técnicas

Dimensões
Interno ao Smart Box
Peso Líq.
2,5 kg
Temperatura de Operação
0 a 50 °C (32 a 122 °F)
Umidade
90% (Máximo) Não Condensante
Local de Instalação
Área Interna Protegida
Requisitos de Alimentação
90/240 VAC, 50 ou 60 Hz
Tempo de Autonomia (versão com Backup)
4 Horas
Comunicação Externa
Rede Ethernet
Canal Serial
RS 485
Área de Instalação
Área não-classificada
Display
LCD 4 Linhas x 20 Colunas
Modelos SmartProbe
SP19 e SP25 (outros modelos sob consulta)
Software
S2 Pilot (Windows)