S2

A RSP está disponibilizando um novo conceito mundial em sistema de controle e gerenciamento remoto de tanques de combustíveis: o S2 System. O S2 System foi projetado para gerenciar toda a cadeia de ressuprimento de combustíveis de forma on-line e totalmente desassistida.

Solução Integrada - O S2 System consiste em um conjunto de equipamentos que, integrados, permitem o amplo controle das operações que envolvem o fornecimento, armazenagem, entrada e saída de combustíveis líquidos em Postos Revendedores.

Para atender estes objetivos, o S2 System é um medidor de tanques que apresenta inúmeras funções, recursos tecnológicos, contemplando a apresentação de dados gerenciais e administrativos fundamentais para a realização de controles operacionais dedicados ao comércio geral de combustíveis líquidos, possibilitando uma melhor, mais ágil e precisa análise da ampla gama de informações, exigência da competitividade do mercado.

Dessa forma, o S2 Safety System constitui-se em algo muito mais completo e abrangente do que um simples de sensoriamento ou medidor de tanques, apresentando-se como um sistema global de gerenciamento operacional e controle de todas as etapas que compreendem o processo de abastecimento e suprimento de combustíveis líquidos a um Posto revendedor.

Equipamentos do S2 System

  • A SmartSeal consiste em uma tampa que opera como dispositivo de acesso eletrônico ao tanque controlando a efetiva entrada e saída de produto, impedindo o acesso não autorizado ao tanque. Com as mesmas dimensões de uma tampa convencional, a Smart Seal pode ser facilmente instalada na pista;
  • O SmartProbe é projetado para medir com alta precisão o volume de produto armazenado. Quando acoplado a tecnologia exclusiva Croma ID permite que sejam detectadas as mínimas diferenças na marcação dos combustíveis;
  • O Supervisor é instalado no escritório e constitui-se no elemento principal de controle do S2, executando toda a supervisão dos dispositivos que compõe o sistema. Uma de suas funções é processar as informações para envio a Central de controle e gerenciamento de dados integrados;
  • O MuxLiq opera como um concentrador inteligente de sensores de líquidos. Com a sua utilização, permite a redução de até sete vezes na distância dos cabos utilizados em uma instalação convencional;
  • O SmartLiq é o sensor que sinaliza a presença de líquidos. Instalado nos interstícios de tanques ou câmeras de contenção pode ser ligado a qualquer um dos dispositivos do S2: SmartSeal, SmartProbe ou Muxliq;
  • O SmartConsole consiste na console remota do Supervisor. Instalado na pista, sua utilização permite operação local do sistema sem a necessidade de acesso ao escritório;
  • O Probe Radar consiste na sonda de medição com tecnologia Radar. Deve ser utilizada para tanques com geratriz superior a 4 metros (12 pés). Pode ser usado em conjunto com o SmartProbe na mesma instalação;
  • Smart Thermo é uma sonda de temperatura com rastreamento e monitoramento contínuo de temperatura em um tanque. Pode ser usada em tanques de até 45 metros e realiza a medição de temperatura de forma digital com resolução de 0,0625 graus.
  • O Thermo Probe é uma sonda de medição de temperatura podendo atingir até 12 metros. Possui sensores distribuidos em toda sua extensão para determinação e compensação volumétrica de tanques de combustível;
  • O Ibox é uma placa desenvolvida para segurança e tratamento de chaves de criptografia. Dotada de processador seguro e eletronica dedicada, é primordial para operação em ambientes onde se exige segurança de informação e requisitos fiscais;
  • O Digiout é um dispositivo capaz de permitir um controle de acionamentos e controle do Supervisor. Integrado ao software, pode ser configurado através de aplicativo específico para realizar um conjunto de operações em lote totalmente desasistidas baseadas nas informações coletadas nos demais dispositivos como volume, temperatura, nível entre outros;

Software S2 System

O Conceito básico de S2 System é apresentar informações através de qualquer Browser aberto em uma máquina acessória ligada em rede com o equipamento S2 Supervisor. Com o Browser, pode se obter de forma intuitiva e gráfica todas as facilidades de operação do S2 System. Para realizar todas as funções de monitoramento, controle e cadastramento das informações, o programa browser acessa a base de dados que está localizada na máquina do Supervisor.

Existem duas modalidades de Controle do S2 System: o S2 Advanced e o S2 Premium, cada um com as ferramentas ideais para o gerenciamento do seu negócio.

O sistema dispõe de diversos recursos que aumentam o poder de gerenciamento. Dentre eles, são possíveis obter dados de operação de todos os equipamentos integrados, controle de tampas, visualização de níveis de tanques, qualidade de combustível, registros de descarga, gráficos de estoque, alertas que podem ser enviados por SMS, relatórios, entre outros. É possível realizar uma análise minuciosa de tudo o que está acontecendo no Posto.

Devido a sua concepção modular, outras funcionalidades adicionais de controle podem ser adicionadas ao sistema, tais como Controle de Frota, Aferição Controlada e capacitação para o uso em Sistemas Industriais. O Sistema permite várias formas de conexão, seja através de portas de comunicação físicas (rede, portas seriais ou portas paralelas, USB) ou através de conexões TCP/IP, DDE, para troca de informações entre softwares. Com isso, todas as informações recebidas dos sistemas conectados ao S2 System serão disponibilizadas e gerenciadas da mesma forma que as informações colhidas pelos sistemas atuais.

A Central de Gerenciamento de Dados Integrados concilia as informações e os alarmes provendo acesso dos dados aos usuários autorizados, recebendo informações de todos os postos de serviços. As informações podem ser obtidas em tempo real, interagindo dinamicamente com cada posto de serviço. Em um simples computador pessoal, com acesso a Central, podem ser consultadas informações como: volume de produto existente em uma determinada região, bairro, cidade, estado. De forma simples, também pode ser autorizada e comandada uma operação de entrega de produto, com registro automático de todas as etapas. Também, através de um simples celular com navegação wap, as tampas podem ser travadas ou destravadas e os volumes de entrega podem ser consultados.

Com uma ampla gama de meios de comunicação volumes de estoques, vendas e dados de entregas estarão literalmente ao alcance de suas mãos. As situações emergenciais também são contempladas. Vazamentos, Aberturas não autorizadas ou violações de equipamentos, são informadas imediatamente através de torpedos para uma efetiva tomada de providências.

S2 Advanced

Consiste no software local do S2 System com características semelhantes ao Software Premium, contemplando os seguintes pontos:

Características do Software Advanced

  • Armazenamento de dados Históricos (descargas locais dos últimos 61 dias);
  • Armazena as últimas 30 Descargas;
  • Integra com concentrador de Bombas (Homologados);
  • Permite Integração do Protocolo RSP com sistemas de Gestão (Homologados);
  • Realização de Controle de Frota;
  • Realização de Aferição Controlada;
  • Uso de Interface Android para visualização local.

Licenciamento

O Software Advanced é uma licença de uso definitivo e é adquirida junto com o equipamento. Dessa forma, é uma poderosa ferramenta de Gestão da sua logística em seu posto.

Acesso a Central

O Software Advanced foi projetado para atuar exclusivamente no ambiente do Posto, dessa forma toda a visualização é feita através da rede local do posto, ou diretamente através da conexão de um cabo de rede.

Vencimento do Software

O Software Advanced possui licença de uso definitivo (LUD).

Instalação

O software já vem instalado no equipamento, não sendo necessária nenhuma instalação.

Atualizações

as atualizações são automáticas apenas utilizando a licença Premium. Caso tenha interesse em conciliar os dados de uma rede de postos e acessá-los pela internet em qualquer ponto, consulte aqui a forma de licenciamento do Software Premium.

Suporte

Disponha de um canal de contato exclusivo por email para esclarecimento das suas dúvidas.

Encaminhe suas dúvidas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou utilize preferencialmente o formulário existente no site na área Suporte, opção Assistência Técnica , que orientará de forma a inserir todas as informações necessárias para um melhor atendimento.

Imagens do S2 Advanced

Tela de Tanques:

Tela de Sensores:

Tela de bombas:

Tabela de Descargas:

Gráfico de Estoque:

 

Funcionalidades do S2 Advanced

Menu
Suporte
Histórico
Abastecimentos**
Descargas**
Encerrantes*
Estoque**
Eventos**
Sensores
Venda**
Relatórios
Alarmes de Tanques**
Descargas**
Controle de Frota
Encerrantes*
Eventos
Movimentação*
Sensores
Venda**
Configuração
Usuários
Configuração
Aferições
Banco de Dados
Controle de Frota
Documentação
Notas Fiscais
Transferências
Reiniciar Supervisor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* - Até 61 Dias Anteriores
** - Até 61 Dias Anteriores ou últimos 30 Eventos

S2 Advanced

Software Premium Local

O Software Premium permite que seu posto ou sua rede de postos possa ser visualizada pela Internet. Todos os dados passam a ser conciliados da sua rede, permitindo maior controle de suas informações. Possui também uma maior gama de suporte a dispositivos e funcionalidades exclusivas em função da sua conexão com a Internet.Isto significa que sua empresa poderá imediatamente construir uma Gerencia de Logistica de Combustíveis da sua rede, sem a necessidade de altos investimentos em desenvolvimento e criação da plataforma.

Uma série de serviços essenciais compõe a plataforma Premium como envio de mensagens para celulares para informações de alertas (Vazamentos, Descargas, Nivel Baixo de tanque, etc.), e-mails, Controle e cálculo automático de otimização de estoque no tanque, efetuando pedido/sugestão de compra, além de muitas outras.

Aspecto Funcional

Adicionalmente as Funcionalidades do Software Advanced, o usuário poderá obter:

  • Maior armazenamento de dados Históricos (suporta até 01 ano de informação em disco Local);
  • Realização de Programação de Testes de Estanqueidade;
  • Monitoramento de Dados na Nuvem para acesso em qualquer local;
  • Conciliação Total de dados dos Postos da Rede;
  • Tancagem Instantânea conciliada de todos os Postos da Rede;
  • Determinação de perfil de acesso para utilização de informações Conciliadas;
  • Envio de SMS de Alertas e Descargas aos gestores, com recurso de seletividade por usuário;
  • Envio de e-mails com Alertas e Descargas;
  • Envio de comandos remotos para travamento e destravamento de tampas de acesso;
  • Maior número de Relatórios de Conciliação dos Postos da Rede;
  • Controle de emissão de PAP (Pedido Automático de Produto)
  • Suporte Técnico Remoto
  • Valores diferenciados para serviços de manutenção em Fábrica;
  • Uso de Interface Android para visualização de toda a rede.

Instalação

O software já vem instalado no equipamento, não sendo necessária nenhuma instalação, apenas o pedido de licenciamento do sistema.

Atualização

Quando contratado, o Software Premium recebe atualização automática de sua versão pela Internet, a cada nova implantação de serviços e novos dispositivos, sem nenhuma intervenção manual.

Vantagens

Para utilização do Software Premium é necessário uma conexão com a Internet. Esta conexão pode ser compartilhada pelo posto ou pode ser uma conxeão exclusiva (3G, ADSL, Cable Modem).

Suporte

Tenha as facilidades de um Suporte Remoto e On-Line Premium , que permite um diagnóstico exclusivo, com atendimento personalizado por nossa equipe técnica. Nossa equipe está treinada para atendê-lo e suportar suas necessidades, para que tenha mais controle e possa usufruir de todos os benefícios do S2 System.

Software Premium Central

Os Serviços oferecidos pela modalidade Premium Central são:

  • Envio de SMS;
  • Controle de PAP (Pedido Automático de Produto);
  • Envio de Emails;
  • Login na Central para acesso por múltiplos usuários pela internet;
  • Backup na Central dos Dados Locais automático;
  • Envio de Comandos pela Central;
  • Uso da Central Wap para conexão via Celular.

Imagens do S2 Premium

Tela inicial com uma visão ampla dos tanques do Posto:

Tela com o tanque selecionado. mostrando valores importantes como medição, temperatura e suprimento:

Consulta de Abastecimentos (para Postos com Controlador de Bombas Integrado):

Tela de Bombas:

Tela de consulta de Tancagem:

Relatórios de LMC e Previsão de Vendas:

 

 

Funcionalidades do S2 Premium

Menu
Suporte
Histórico
Abastecimentos
Arqueamentos
Descargas
Encerrantes
Estanqueidade
Estoque
Eventos
Sensores
Tancagem Instantânea
Venda
Relatórios
Abastecimentos
Aferição Controlada
Encerrantes
Estanqueidade
Combustível Recebido
Conciliação Descargas
Conciliação Venda de Combustíveis
Livro de Movimentação (LMC)
Eventos
Sintético de Movimentação
Sensores
Venda - Bomba
Venda - Sonda
Tancagem Instantânea
Configuração
Configuração
Aferições e Retornos
Posto
Tanques
Produtos
MuxLiq
Console
Sensores
Instalação
Operação
Notas Fiscais
Programação Destravamento Tampa
Programação Estanqueidade
Transferências
Reiniciar Supervisor
Cadastro de Usuários
Adicionar/Excluir Usuários e Perfis
Usuário pode alterar sua Senha

S2 Mobile

O S2 Mobile é um aplicativo que permite que seu posto ou sua rede de postos possa ser visualizada por qualquer celular com sistema Android ou Apple. Todos os dados passam a ser conciliados da sua rede, permitindo maior controle de suas informações. É uma aplicativo desenvolvido específicamente para visualizar e controlar de forma simples através de um Tablet ou SmartPhone. O S2 Mobile mantém a mesma identidade visual oferecida na plataforma S2, permitindo um rápido aprendizado e facilidade na operação.

Funcionalidades

  • Visualização dos tanques e seus volumes;
  • Acesso às últimas 10 descargas, contendo todas informações necessárias (Data Hora, Volume descarregado, Volume a 20°C, etc.);
  • Comandos de Travamento/Destravamento de tampas de acesso (Smart Seal);
  • Informações de diagnóstico (estado operacional, violações alarmes);
  • Visualização do estado dos sensores de líquido;
  • Conexão Local ou da Rede com a simples alteração de Login.

Instalação

Para o sistema Android, o aplicativo encontra-se na Google Play Store. Basta acessar pelo Smartphone ou Tablet e procurar pelo software "S2 Mobile". Ao realizar o download, o dispositivo já está pronto para uso.

No sistema Apple (IOS), o aplicativo encontra-se na Apple Store. Basta acessar pelo Smartphone ou Tablet e procurar pelo software "S2 Mobile". Ao realizar o download, o dispositivo já está pronto para uso.

Conexão Local

Para utilização do S2 Mobile para visualização local do Posto, basta existir uma rede Wi-Fi que permita a conexão destes dispositivos.

Conexão Remota

O S2 Mobile também permite que seja acessado o seu dominio, através de uma conexão internet. Consulte a modalidade Software Premium para obtenção de um Dominio para sua rede.

Imagens S2 Mobile Apple

Tela Login

Tela de Login

Alarmes Gerais

Painel de Controle

Tanque

Tela de Tanque

Descargas

Tela de Descargas

Comandos Tampa

Travamento das Tampas

 

 

Imagens S2 Mobile Android

Login

Tela de Login

Painel de Controle

Painel de Alarmes

Tanque

Tela de Tanque

Descargas

Tela de Descargas

Alarmes

Lista de Alarmes

Comando Tampa

Travamento das Tampas

Veja a Política de Privacidade

gas-pump

Descrição

O Controle de Frota é uma funcionalidade do S2 System destinado a permitir a identificação de cada abastecimento realizado e com isso realizar um Controle de Frota ou Controle de Frentistas.

Para identificação do abastecimento é imprescindível que exista um hardware (concentrador de bombas)  que efetue o controle da Bomba associado a leitura de um identificador específico que é instalado em cada bico.

Este identificador pode ser um leitor de cartões RFID ou um Leitor padrão ButtonID.

Consulte a RSP para verificar os equipamentos homologados que realizam esta função.

Funcionalidades

O Controle de Frota existente no S2 permite basicamente dois tipos de controles específicos:

  • Controle de Frentistas
  • Controle de Abastecimento de Frota(s)

O Controle de Frentistas é usado exclusivamente quando se deseja controlar a venda e o caixa gerado pelo Frentista na operação do Posto.

O Controle de Abastecimento de Frota é destinado a controlar uma frota (Conjunto de veículos e motoristas pertencentes a uma mesma empresa), ou até um conjunto de frotas  que realizam o abastecimento no posto de serviços.

Para o posto de serviços que deseja apenas controlar os Frentistas, a operação é simples, necessitando apenas realizar o cadastro dos Frentistas pré-autorizados a efetuar o abastecimento, e atribuindo um cartão a cada um deles.

Para o Controle de Frota, além do cadastro de frentistas, o sistema permite controlar e emitir relatórios detalhando o Motorista, Veículo e Supervisor do Posto. Esta operação é mais complexa e exige uma série de cadastros de motoristas, tipo de veículos e parametrizações que definirão cotas de abastecimento de veículos, limites de utilização de motoristas, etc.

A quem se Destina

O Controle de Frotas pode ser usado por garagens de empresas, ou postos de gasolina, bastando apenas possuir um tanque de combustível e uma unidade abastecedora controlada.

imagem 597 1 tela posto rsp

Integração Total

Com o Controle de Frotas do S2 System está integrado as informações de armazenamento , o usuário possui um controle muito mais preciso do seu estoque e das suas vendas.

Tanque

Em virtude dos concentradores permitirem leitura única, o Controle de Frentistas do S2 não poderá ser compartilhado com o Sistema de Gestão.

Operação de Controle de Frentistas

A operação de Controle de Frentistas é simples, devendo ser realizada a seguinte sequência para cada abastecimento:

  1. O veículo estaciona ao lado de uma bomba
  2. O frentista passa o cartão no lado da Bomba onde o veículo esta estacionado.
  3. O Sistema identifica o Frentista no cadastro e aguarda o Bico ser retirado.
  4. O Bico é automaticamente liberado pelo sistema, para abastecimento do veículo.
  5. Depois de encerrado o abastecimento, o sistema gera um registro de dados contendo todos os dados do abastecimento e a identificação do Frentista que atendeu o veículo.

Operação de Abastecimento de Veículos

Existem diversas formas de operação no Controle de Frota para Controle de Veículos. A sequencia a seguir apresenta uma delas.

  1. O veículo estaciona ao lado de uma bomba
  2. O motorista passa o passa o cartão de identificação do Veículo no lado da Bomba onde o veículo esta estacionado.
  3. O Sistema identifica o veículo no cadastro, valida as restrições definidas na base de dados, e caso estejam às condições satisfeitas, libera o Bico para abastecimento do veículo.
  4. Depois de encerrado o abastecimento, o sistema gera um registro de dados contendo todos os dados do abastecimento e a identificação do veículo que realizou o abastecimento.

Controle de Frentistas e Veículos

As telas existentes no sistema permitem cadastrar uma série de informações associadas ao frentista e também ao veículo tais como marca, cor, chapa bem como as restrições e liberações definidas para cada frota ou perfil de veículo.

Também pode ser associado um cadastro de motoristas para que se tenha um controle não só de veículos, mas também a possibilidade de controle e restrições de motoristas.

Supervisão

O Sistema também permite a existência de um Supervisor de Pista e Administrador de Sistema que podem ser atribuídas alçadas específicas,  que serão verificadas no caso de ações de liberação manual, facilitando a operação em situações de necessidade de liberação imediata.

A tela de cadastro possui uma série de abas específicas para os diversos cadastros de informações.

  • Cadastro de Empresas
  • Cadastro de Funcionários (Supervisores e Frentistas)
  • Cadastros de Motorista
  • Cadastros de Veículos
  • Cadastro de Perfis
  • Cadastro de Cartões

image001

 

image003

 

image391

Relatórios

O sistema possui uma série de Relatórios para análise e controle da operação da Frota.

Estes relatórios possuem diversos filtros que permitem extrair os dados de forma específica com maior riqueza de informação.

Os relatórios são:

  • Relatório dos Cadastros
  • Relatórios de Abastecimentos
  • Relatório de Ocorrências Anormais
  • Relatório de Faturamento
  • Relatório de Peças e Serviços

 

image005 

image007

image009

 

A Aferição Controlada consiste em um recurso exclusivo do Software Premium para auxiliar e registrar todas as operações de aferição realizadas no Posto. Este mecanismo de controle e registro previne uma série de desvios de combustível que são atribuídos a uma aferição manual, já que o produto retirado das bombas ao bujão aferidor, nem sempre retorna aos tanques.

A Aferição Controlada é acionada pela console (ou pela tela) e orienta o operador responsável pela aferição sendo registradas as operações para futura exibição em relatório correspondente (Relatório de Aferição). Para realização de aferição controlada, o sistema coloca a Sonda em modo de leitura fino, ou seja, permite avaliar as mínimas variações de produto dentro do tanque. Lembre-se que ainda poderão existir imprecisões associadas a movimentações de combustível no tanque e dimensões do tanque. Também deverá existir um concentrador de bombas operando e integrado ao Supervisor.

Principio da Aferição Controlada

Para que o sistema possa acompanhar e verificar se a operação de operação está correta, deve existir uma seleção do operador de qual bico deve ser aferido. Esta seleção pode ser feita na Console ou diretamente na tela do sistema. Da mesma forma, o operador deve informar que encerrou o procedimento de aferição. Dessa forma o sistema avalia entre o momento de início e fim, as operações realizadas e validando a aferição e retorno do produto no tanque.

O mesmo bico pode ser aferido várias vezes (por exemplo, uma aferição para vazão baixa, uma para vazão alta e outra para conferência) sem necessidade de informar ao sistema antecipadamente como deverá ser feita. O próprio relatório informará quantas aferições foram realizadas entre o período de início e fim.

Aferidor e Bico 01

Condições de Operação

Para que a Aferição Controlada seja corretamente aplicada, alguns procedimentos devem ser adotados:

  • Tanques devidamente Arqueados

Os tanques deverão estar corretamente arqueados (deverão ter as suas medidas reais lançadas no cadastro de tanques). Verifique através do LMC se os valores sobras/perdas estão dentre de valor inferior a 0,3%. Caso o tanque não esteja arqueado, os valores poderão estar distorcidos e o valor obtido pelo sistema para comparação estará errado.

  • Sondas Calibradas

As sondas são calibradas automaticamente durante o seu uso. Para a aferição controlada deve ser garantido que a excursão do flutuador foi suficiente para que haja uma auto-calibração. O ideal é que o flutuador passe duas vezes pela zona de medição.

  • Não poderá haver venda no tanque no início da aferição

Como um tanque pode possuir vários bicos de venda, é fundamental que não exista venda nos demais bicos no instante de inicio. O sistema aguarda que todos os bicos que estão relacionados ao tanque do bico a ser aferido devem estar livres. Uma mensagem informativa ao operador é apresentada caso exista um bico em operação que possa impedir a aferição.

  • Cadastro Correto de Bicos x Bombas x Tanques

O Sistema utiliza o cadastro de Bicos x Bombas x Tanques para avaliar o bico, bloqueio dos demais e aumentar a sensibilidade da Sonda do tanque na qual o bujão aferidor seja devolvido.
Um erro neste cadastro impossibilitará a verificação da aferição.

  • Finalizar sempre a Aferição

O Sistema aguarda um tempo longo (30 minutos) para que o processo de aferição de cada bico seja completado. Após a devolução no tanque, deve informar o sistema que a aferição foi concluída. Não finalizar ou realizar saída de produto durante o intervalo em que o sistema esta processando a aferição pode provocar erro.

  • Finalização da Aferição com Bico Vendendo

Quando solicitado a finalização da Aferição, o sistema verifica automaticamente se existe um bico (do total de bicos do tanque) vendendo. Caso exista, o sistema solicita a espera para que o Bico encerre a venda e então permitir encerra o processo de aferição.

  • Aferição em Tanques de Diesel com Filtros

A aferição em tanques de Diesel com filtros acoplados pode possuir grandes desvios. Pelo fato do tanque de Diesel ter um Filtro que não esta sendo monitorados, eventuais retornos de produto do filtro (devido a válvulas defeituosas) ou retiradas de produto pela bomba do filtro não são contabilizados, gerando um erro na aferição.

Relatório Detalhado

image004

A lista é classificada por sequencia de aferição no tempo:

Hora Inicial: Apresenta a hora quando o usuário determinou o inicio da Aferição do Bico

Hora Final: Apresenta a Hora que encerrou a aferição do Bico

Bico: Numero do Bico Aferido

Tanque: Número do tanque em que deve ser retornado o produto

Resultado: Informação sobre a análise do sistema sobre a aferição realizada

Volume Aferido: Apresenta o total de litros utilizado durante o período de Aferição (normalmente 20 litros para Baixa Vazão e 20 Litros para Alta vazão)

Litros*: Indica o total vendido pelo bico desde a última aferição realizada. Esta informação pode ser utilizada para avaliar se o desvio em mililitros apontado no bujão aferidor foi provocado após pouco volume dispensado e realizar a manutenção preventiva do bico.

Relatório Agrupado Por Bico

image006
Este relatório permite a análise dos desvios encontrados em cada bico. Os valores de desvios encontrados na aferição devem ser digitados diretamente no sistema para que sejam apresentados no relatório.

Relatório Agrupado por Produto

image008
O relatório agrupado por produto permite a análise especifica do retorno de volume em tanques de produtos diferentes.

Os possíveis resultados apresentados no relatório são:

  • Aferição Cancelada

Indica que no processo de aferição o bico em questão não foi aferido. Isto pode ocorrer caso o usuário cancele manualmente a operação ou porque expirou o tempo de 30 minutos para aferição do bico e neste caso ocorre um cancelamento automático.

  • Retornado Volume Aferido

Indica que o sistema concluiu que retornou o volume próximo do esperado.

  • Volume Retornado Abaixo do Aferido

Indica que o sistema verificou que houve um desvio na operação de aferição e concluiu que o volume retornado foi abaixo do esperado

  • Volume Retornado Acima do Aferido

Indica que o sistema verificou que houve um desvio na operação de aferição e concluiu que o volume retornado foi acima do esperado

  • Abastecimento não Encontrado

Indica que no processo de aferição não foi encontrado nenhum registro de abastecimento no bico, não sendo possível validar a Aferição. Isto pode ocorrer caso o concentrador de bombas não estiver conectado no momento da aferição, ou caso a aferição foi encerrada (de forma manual na console ou através da expiração do limite de tempo) sem nenhum abastecimento.

  • Abastecimento Inesperado no Bico Aferido

Indica que o abastecimento detectado no processo de aferição não é compatível com o padrão de 20 litros.

Além de todos os recursos de medição de tanques e sensoriamento ambiental, o S2 System pode ser transformado em um sistema completo de controle para plantas industriais onde se torna necessária uma lógica especifica de controle baseada nas informações de medição.

Aplicações

Em determinadas plantas, é requisito fundamental o controle de bombeamento e filtragem que devem operar mediante certas condições de Controle. Operações como enchimento de tanque pulmão, diálise de Diesel, etc. exigem a medição de tanques de forma contínua para sejam integradas e controladas por um CLP (Controlador Lógico Programável) ou por um sistema Supervisório (SCADA, BMS) para que possa efetuar estas operações de forma automática e segura.
Em plantas que não possuem sistema supervisório, o Módulo LPS (Lógica Programável S2) permite que seja dispensado o uso de equipamentos padrão CLP e a necessidade de contratação de equipes dispendiosas para programação em linguagem Ladder nestes sistemas.

Módulo LPS

O módulo LPS é composto de placas especiais que efetuarão o controle das saídas necessários para a realização da lógica de controle da planta totalmente integrada na interface do S2 System. Este módulo é composto de placa IBOX, responsável pelo gerenciamento de até quatro dispositivos de saída (DIGIOUT de 8 portas) totalizando a possibilidade de interface de até 32 portas de saída para controle de dispositivos (motores, válvulas, etc.). Para maiores informações , veja o detalhamento sobre a IBOX e DIGIOUT.

Forma de Ligação

S2 System Módulo LPS

Princípio da Operação

Com a instalação das placas para controle dos dispositivos, pode se definir a lógica de controle através de equações lógicas de forma intuitiva, utilizando operadores matemáticos conhecidos como _AND_ _OR_ _NOT_.
A interface visual permite o agrupamento da lógica com parênteses, fazendo com que as expressões sejam inseridas de forma intuitiva conforme a lógica pretendida.

Exemplo de Lógica de Controle

Veja como a expressão para operar o enchimento de tanque pulmão em um sistema com três tanques, duas válvulas solenoides e uma bomba ficam extremamente simples:

Sendo:
VALV1 e VALV2 as saídas correspondentes ao acionamento das válvulas solenoide para controle do Tanque 1 e Tanque 2 respectivamente.
BOMBA corresponde a saída correspondente ao motor de acionamento da Bomba de transferência de produto para o Tanque Pulmão.
NIVELBAIXO_TQ1, NIVELALTO_TQ1, NIVELBAIXO_TQ2 e NIVELALTO_TQ2 correspondem as variáveis referentes aos níveis baixo e alto definidos para o Tanque 1 e Tanque 2, com medição pelo SmartProbe.

image003

Observe que com apenas três expressões matemáticas básicas, toda a lógica de controle de enchimento dos Tanques é feita de forma simples e segura, sem necessidade de conhecimento de lógica de programação de CLP's e sistemas Editores.

A Interface ModBus é um recurso exclusivo que pode ser agregada ao Supervisor para que possa ser interligado a Sistemas Supervisórios ou Controladores Lógicos Programáveis (CLP). Com este recurso, a medição de tanques passa a contar com a facilidade de integrar as informações de medição de tanques e monitoramento ambiental em sistema que possuem BMS (Building management System).

O S2 System permite conexões com sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Aquisition) e sistemas PLC (Programmable Logic Controllers) utilizando o protocolo MODBUS. Dessa forma o S2 System pode encaminhar diversas informações a um sistema Supervisor ou a um CLP que estiver conectado em rede com o Supervisor. Em todas as situações o S2 System sempre atuará como Escravo, fornecendo informações solicitadas. O suporte ao protocolo Modbus é realizado através do módulo S2 Interface.

Este módulo é controlado pelo S2 Interface e deve ser adequadamente parametrizado para que possa operar e se integrar com os CLP e sistemas SCADA. Para utilização do S2 System com acionamento e lógica, consulte o módulo S2 System Lógica Programável e as placas eletrônicas associadas destinadas para esta operação. O S2 permite que se conecte tanto um ponto de rede ou através de comunicação serial padrão RS 232, de forma a permitir uma integração com diversos CLPs do mercado.

Princípio da Interface ModBus

O Supervisor com a instalação da aplicação IMB (Interface ModBus) soluciona a questão de aquisição de informações em uma planta de armazenamento de combustíveis, pois possui barreiras para área classificada.

S2 System Módulo CLP

Aplicações

Em determinadas plantas, é requisito fundamental o controle de bombeamento e filtragem que devem operar mediante certas condições de Controle.
Operações como enchimento de tanque pulmão, diálise de Diesel, etc. exigem a medição de tanques de forma contínua para que a lógica presente no CLP ou no sistema Supervisório possa efetuar estas operações de forma automática e segura.
A lógica presente no CLP (ou BMS) pode utilizar da medição de tanques e controles internos de situação da medição para decidir o acionamento de motores, manobra de válvulas de enchimento, etc.

Conexão com Protocolo ModBus

De forma simples, com a simples conexão em rede, utilizando protocolo Modbus RTU (Ethernet) ou protocolo ModBus IP, o Supervisor mapeia todas as informações, emulando Registros de CLP. Os parâmetros de configuração permitem que o sistema Supervisor possa se integrar a um outro CLP com a definição dos tipos de comunicação, device, portas, etc.

O S2 System permite inclusive a co-existência de duas conexões simultâneas em protocolo MODBUS, sendo uma em padrão TCP/IP e outra em modo serial RS232, para atender sistemas de missão crítica que operam de forma redundante.

image008

 

image010

Mapeamento dos Dispositivos

Para o sistema de coleta de dados, o supervisor manterá as informações de forma totalmente mapeada, podendo ser lidas pelo Sistema Supervisório de forma simples e direta, facilitando toda integração.

Dispositivo
Reg. Inicial
Reg. Final QTD de Reg. QTD de Disp. Obs.
Volume do Tanque Bruto
30.000
 
30.047 48 24 Probe 1 ao Probe 24
Nível do Tanque
30.074
 
30.121 48 24 Probe 1 ao Probe 24
Temperatura Produto
30.148
 
30.171 48 24 Probe 1 ao Probe 24
Nível de Água
30.222
 
30.245 48 24 Probe 1 ao Probe 24
Volume do Tanque a 20°C
30.296
 
30.343 48 24 Probe 1 ao Probe 24
Status do Probe
30.370
 
30.393 48 24 Probe 1 ao Probe 24
Status Sensores
30.444
 
30.539 96 96 Probe 1 ao Probe 96
Status Supervisor
30.570
 
30.570 1 1 Supervisor

O Medidor Volumétrico de Combustíveis – MVC é um equipamento completo desenvolvido com tecnologia de segurança definida pelo Fisco pelo Ato Cotepe e concomitantemente realizar a medição de tanques de combustíveis e monitoramento ambiental do posto revendedor. O gabinete do MVC possui uma série de interfaces para operação normal e outras destinadas a comunicação com o Fisco e para Medição. Para comunicação direta com os servidores do Fisco e servidores Ambientais necessita de uma ligação de um cabo de rede exclusivo distinto do cabo de rede para operação da medição e controle de tanques.

image002

Como principal característica, possui memória de dados históricos capaz de armazenar  os dados de medição definidos por um período superior a cinco anos. Está disponível também uma entrada padrão USB para que tanto o usuário como o Fisco, recuperar as informações gravadas em memória para um Pendrive. Dispondo de facilidade de acesso, os dispositivos internos estão protegidos por uma gaveta controlada eletronicamente para abrigar os componentes seguros.

image004

 As informações são gravadas e assinadas para segurança da informação em uma memória interna exclusiva.

image006

Para que o usuário possa gerenciar as informações contidas no módulo dedicado ao Fisco, foi desenvolvida uma interface gráfica que permite verificar todos os parâmetros e situações do equipamento. Assim, o usuário pode acessar as informações diretamente de seu browser.

image008

Entre em contato com a RSP para obter ais informações sobre o equipamento.

miniS2

O sistema MiniS2 foi projetado especialmente para atender a soluções econômicas para medição de tanques e monitoramento ambiental de forma integrada. Permite a conexão das mesmas sondas óticas Smart Probe agregando precisão para maior controle na medição de tanques e dos mesmos sensores existentes no Sistema S2.

Instalação

As sondas devem ser instaladas nas bocas de visita de quatro polegadas.

Os sensores podem estar instalados em poços de monitoramento nos tanques de parede dupla, em sumps de bombas, sumps de tanques, filtros de diesel e nas diversas câmaras de calçada do posto.

Características

É o sistema mais compacto do mercado. Possibilita monitoramento contínuo com indicação de alarmes, histórico em memória e condições de vazamento nos interstícios e sumps. Permite operação direta na console ou através de interface gráfica através do aplicativo S2 Pilot.

Versões do Mini S2

  • O MiniS2FRC é um equipamento de medição de tanques e Monitoramento Ambiental altamente compacto e robusto baseado na plataforma S2 System operando com inteligência totalmente distribuída. Possui um conceito de monitoramento e interface gráfica moderna e diferenciada, incorporando os principais recursos de gerenciamento do S2 System.
  • O MiniS2 MDB é um equipamento de medição de tanques e Monitoramento Ambiental altamente compacto e robusto baseado na plataforma S2 System, na qual se utiliza do protocolo ModBus para utilização em BMS (Build Management Systems). Possui um conceito de monitoramento e interface gráfica moderna e diferenciada, incorporando os principais recursos de gerenciamento do S2 System.

Periféricos do Sistema

  • SmartProbe é projetado para medir com alta precisão o volume de produto armazenado. Quando acoplado a tecnologia exclusiva Croma ID permite que sejam detectadas as mínimas diferenças na marcação dos combustíveis;
  • MuxLiq opera como um concentrador inteligente de sensores de líquidos. Com a sua utilização, permite a redução de até sete vezes na distância dos cabos utilizados em uma instalação convencional;
  • SmartLiq é o sensor que sinaliza a presença de líquidos. Instalado nos interstícios de tanques ou câmeras de contenção pode ser ligado a qualquer um dos dispositivos do S2: SmartSeal, SmartProbe ou Muxliq.

Tabela Comparativa MiniS2 / S2 System

Tabela Comparativa de Recursos

 

Sistema

MiniS2 (FRC e MDB)
S2
Capacidade de Sondas de Medição
1 a 6
1 a 48
Capacidade de Sensores (Monitoramento Ambiental)
1 a 24
1 a 144
Capacidade de Tampas – Controle de Acesso Eletrônico de Tanques
Não
1 a 48
Suporte a Tampas – Controle de Acesso Eletrônico de Tanques
Não
Sim
Controle de Qualidade de Combustíveis – Croma ID
Não
Sim
Controle de Abastecimento de Frota
Não
Sim
Gerenciamento Remoto com acesso via Internet
Não
Sim
Armazenamento Remoto de Dados (Nuvem)
Não
Sim
Armazenamento de Descargas
25 Descargas Por Sonda (sem Pilot)
até 1 milhão por sonda (Com Pilot)
ilimitado
Eventos de Alarme Medição
100 Alarmes por Sonda
Ilimitado
Eventos de Alarme de Sensores
500 por Muxliq
Ilimitado
Eventos de Alarme MiniS2
100 Eventos
Não Aplicável
Profundidade de Medições
70 por sonda (sem Pilot) e
até 1 milhão por sonda (Com Pilot)
Ilimitado
Conciliação de Dados e Informações de múltiplos Sistemas
Não
Sim
Operação em Rede
Sim
Sim
Usuários em uso simultâneo (1)
1
Ilimitado
“Backup” Remoto de Dados (Nuvem)
Não
Sim
Alimentação 95V~250V / 50Hz~60Hz
Sim
Sim
Bateria (No Break) Incorporado
Sim
Sim
Conversão de Temperatura 20°C
Sim
Sim
Identificação de Água
Sim
Sim
Operação através de Console Remota
Não
Sim
Total de Usuários (1)
Até 5
Ilimitado
Gráficos e Históricos de Movimentação
Sim
Sim
Relatório de Eventos, Descarga, Sensores, Venda
Sim
Sim
Relatório de Abastecimentos
Não
Sim
Compensação Automática de Descargas
Não
Sim
Integração com Smartphones (S2 Mobile)
Não
Sim
Integração com Concentrador de Bombas (2)
Não
Sim
Integração com Software de Gestão (2)
Não
Sim
Realização de Aferição Controlada de Bombas
Não
Sim
Emissão de PAP – Pedido Automático de Produtos
Não
Sim
Emissão de LMC – Livro de Movimentação de Combustíveis
Não
Sim
Reporte de mensagens por SMS
Não
Sim
Reporte de mensagens por e-mails
Não
Sim
Modo de Operação do Software
Instalado
Browser
Software de Gerenciamento Operacional e Informativo
Pilot Advanced ou Premium

 

 

Comparação efetuada em relação ao Software Premium
(1) Limitado ao tamanho do Disco e Capacidade de rede
(2)Para Equipamentos Homologados pela RSP

Ecologic

O sistema Ecologic II foi projetado especialmente para monitorar os diversos sensores de líquido Smartliq distribuídos em uma planta de posto de serviços. Os sensores podem estar instalados em poços de monitoramento nos tanques de parede dupla, em sumps de bombas, sumps de tanques, filtros de diesel e nas diversas câmaras de calçada do posto. Possibilita monitoramento contínuo com indicação de alarmes, histórico em memória e impressora (opcional), e condições de vazamento nos interstícios e sumps.

A figura abaixo ilustra a topologia padrão de instalação de um sistema Ecologic II:

Modelo Ecologic II

Versões do Ecologic

  • O Ecologic EC2 foi projetado especialmente para o Monitoramento Ambiental em Postos de Combustíveis, onde monitora os diversos sensores de líquidos distribuídos na pista.
  • O Ecologic MDB realiza o monitoramento dos sensores de líquidos, reportando todos os acontecimentos através de comunicação via protocolo Modbus RTU (Ethernet).

Periféricos do Sistema

  • MuxLiq opera como um concentrador inteligente de sensores de líquidos. Com a sua utilização, permite a redução de até sete vezes na distância dos cabos utilizados em uma instalação convencional;
  • SmartLiq é o sensor que sinaliza a presença de líquidos. Instalado nos interstícios de tanques ou câmeras de contenção pode ser ligado a qualquer um dos dispositivos do S2: SmartSeal, SmartProbe ou Muxliq.